quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A Traça da Batata

A traça da batata (Phthorimaea operculella) é responsável pelos estragos mais graves originados por insectos, em batata armazenada.
No entanto, os produtos que se destinavam ao seu tratamento tinham como substância activa o malatião, que foi retirado do mercado. Por isso, tem de se arranjar alternativas ao uso destes produtos químicos.
A Syngenta tem alertado os agricultores no sentido de haver um maior cuidado na fase final da cultura, tendo especial atenção aos seguintes pontos:


  • Nunca deixar que haja tubérculos destapados (à superfície do solo), de modo a impedir que as borboletas façam as posturas em cima dos mesmos. Para tal ter o cuidado de efectuar uma correcta amontoa;

  • Manter a superfície do solo sempre húmida, de modo a não a deixar secar, o que vai impedir a formação de fissuras, as quais permitem a postura dos ovos, por parte das traças;·

  • Proceder à colocação de armadilhas + feromonas para captura de adultos de traça e, principalmente, para monitorizar o seu aparecimento, de modo a poder posicionar a aplicação do insecticida;

  • Proceder à aplicação de uma mistura de Karate Zeon + Match (Adulticida + Ovicida/Larvicida) ao aparecimento das primeiras traças nas armadilhas;

  • Ter o máximo de cuidado aquando da colheita eliminando, de imediato, qualquer tubérculo que se apresente furado pela traça, de modo a não contaminar os restantes.

Evidentemente que estes cuidados não são passíveis de controlar, a 100%, os ataques desta praga. No entanto, os ensaios efectuados apresentaram resultados muito positivos. A colocação de armadilhas + feromona para a monitorização da praga é, do ponto de vista da Syngenta, extremamente importante para um mais efectivo controlo desta praga.


Adulto da traça-da-batata (A), danos nas folhas (B) e nos tubérculos (C) causados pelas larvas destes insectos.

1 comentário:

Pêra Passa de Viseu disse...

muito boa tarde

Apreciei os seus concelhos para a defesa contra esta praga.

contudo, no meu entender(baseado na experimentação no estrangeiro) a substância activa indoxacarbe é mais eficiente contra este lepidóptero.

obrigado e até uma próxima

Hugo Lobo